terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vermes resistiram ao meteorito que matou os dinossauros


Durante décadas os cientistas reuniram dados reveladores de que a queda de um meteorito há 65 milhões de anos, causou uma extinção em massa que atingiu dinossauros e mamíferos permitindo assim que o Homem se tornasse o animal dominante na Terra. Agora um novo estudo, realizado na Universidade do Colorado, nos Estado Unidos, sugere que os vermes sobreviveram e foram a primeira espécie que prevaleceu no planeta após o desastre.


Até agora, o chamado limite KT - designação dos sedimentos do fim do cretáceo - entendia-se como o momento em que os mamíferos passaram a dominar o planeta e da proliferação das plantas aquáticas oportunistas, devido à pouca biodiversidade botânica.

No entanto, embora os sedimentos do impacto do meteorito tenham poucos fósseis animais, os pesquisadores da Universidade do Colorado, e, particularmante, a geóloga Karen Chin, encontraram provas de que havia muitos buracos nesses poucos centímetros. "Essas tocas fossilizadas são a prova de que havia muita actividade animal", afirmou Chin, que sugere que tenham sido feitas por vermes.

Os cientistas continuam a analisar a relação entre esses buracos encontrados nos fósseis e a extinção em massa das espécies que naquele período viviam na Terra, mas Karen Chin acredita que foram feitos apenas alguns milhares de anos depois.

Essa ideia terá de ser confirmada por futuras pesquisas, mas a ser verdade prova a resistência dos vermes ao impacto do meteorito que matou os dinossauros.


Fonte: DN

2 comentários:

  1. Essa pedra é o meteoro que matou os dino ?

    ResponderEliminar
  2. O meteoro que alegadamente terá contribuído para o fim dos dinossauros terá sido sem dúvida muito maior, provavelmente com centenas de quilómetros de comprimento.

    ResponderEliminar