sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Asteróide do tamanho de porta-aviões roça a Terra


É já no dia 8 de Novembro que a Terra receberá mais uma visita do asteróide 2005 YU55, um rochedo de forma esférica, do tamanho de um porta-aviões. Só que desta vez promete quase roçar o nosso planeta. Nada para sustos, alertam os astrónomos.

Na verdade, um asteróide que passe a uma distância bem inferior à que está a Lua do nosso planeta é já, para os investigadores do espaço, uma espécie de "arriscada carícia". Mas para que nenhum mortal se assuste, os astrónomos vão logo avisando: o asteróide não exercerá nenhuma influência nas placas tectónicas ou na gravidade da Terra. Ou seja, ninguém dará por ele.

Sossegados os ânimos, fique-se a saber que o 2005 YU55 passará ao lado da Terra a uma distância de 324 600 quilómetros. Esta será a primeira vez, nos últimos 200 anos, que aquele asteróide, com cerca de 400 metros de diâmetro, se aproxima tanto do nosso planeta.

A sua passagem será acompanhada por cientistas da NASA, com o auxílio dos telescópios de Goldstone, na Califórnia, e de Arecibo, em Porto Rico. Aquela agência espacial espera poder obter imagens bem pormenorizadas para conhecer melhor as suas características, forma, dimensões e outras propriedades físicas.

A última vez que o 2005 YU55 passou próximo da Terra foi em 1976. Contudo, nesse ano, ninguém pôde observá-lo. A próxima oportunidade para ver um asteróide tão de perto só surgirá em 2028.

Segundo os cientistas, se um asteróide como este colidisse com a Terra, o impacto seria mais do que suficiente para destruir, completamente, uma grande cidade e causar muitos danos numa área de centenas de quilómetros à volta.

Fonte: JN.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário