segunda-feira, 12 de março de 2012

Um meteorito extremamente raro caiu no telhado de uma casa em Rodelokka, no centro de Oslo


A família Thomassen escapou por pouco de apanhar o susto das suas vidas. A sua casa pré-fabricada no centro de Oslo estava vazia quando um pedaço de meteorito atravessou o telhado, partindo-se em dois no chão. Segundo os especialistas, o pedaço de rocha, com 585 gramas, destacou-se de um meteorito maior que sobrevoou a Noruega no passado dia um de março.

É muito raro pedaços de meteorito chegarem ao solo, já que habitualmente se desintegram ao entrar na atmosfera. Mais raro ainda é quando se trata de brechas, ou seja uma pedra constituída de fragmentos de rocha, como parece ser este caso.

Estatisticamente é ainda extremamente improvável caírem em zonas habitadas. Se ainda por cima acertarem numa habitação, é quase caso único.

Mas, improvável não significa impossível, como comprovaram os Thomassen, ao darem de caras com os pedaços de meteorito no chão da sua cabana, em plena capital norueguesa.

Os dois pedaços foram identificados pelo astrofísico Knut Joergen Roed Oedegaard e pela sua mulher Anne Mette Sannes, entusiasta de meteoritos.
Brecha é uma rocha clástica formada de fragmentos grandes e angulosos, aglutinados numa massa de cimentação composta de material mais fino. Pode ter origem ígnea, sedimentar ou metamórfica (in Wikipédia)
“É sensacional sob mais de um aspeto. Por um lado, porque é raríssimo que um bocado de meteorito atravesse um teto e, por outro lado, por se tratar de uma brecha, que é ainda mais difícil de encontrar”, afirmou Sannes à Agência France Press.

Os Thomassen tiveram sorte, por a brecha não ter atingido ninguém e na sua queda ter provocado apenas estragos mínimos. Mais do que isso, os pedaços de meteorito poderão valer uma pequena fortuna.

Segundo um geofísico citado no jornal norueguês Verdens Gang, uma grama de um meteorito vindo de Marte pode valer cerca de 670 euros. Resta saber qual o valor do meteorito dos Thomassen.


Fonte: RTP



Sem comentários:

Enviar um comentário