sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Histórias de outro mundo. O universo dentro e fora de nós


"Histórias de outro mundo. O universo dentro e fora de nós" é o título de uma mostra apresentada nesta quinta-feira na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo Padre José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronômico Vaticano. A mostra será inaugurada em 10 de março na cidade de Pisa, no centro da Itália.

Na mostra, será possível admirar imagens espetaculares, instrumentos de grande interesse e peças de grande valor, como minerais da Lua e de Marte, mas também edições originais das obras de Galileu Galileu, Nicolau Copérnico e Isaac Newton. Haverá também uma seção dedicada ao Cardeal Pietro Maffi, que no início de 1900 era o Presidente do Observatório Astronômico Vaticano, e um livro de astronomia em chinês, presenteado no século XVI ao padre jesuíta Matteo Ricci.

"A história do universo não poderia ser contada sem as nossas 'pequenas' histórias humanas", disse Pe. Funes, recordando que Pisa é uma cidade privilegiada: é a terra natal de Galileo Galilei e local onde o Cardeal Pietro Maffi desempenhou o seu ministério pastoral.

"Às vezes, vivemos oprimidos por pequenos e grandes problemas da humanidade, mas também por problemas nossos, pessoais, das nossas sociedades: a crise econômica, por exemplo. Sem nos esquecer desses problemas cotidianos, espero que esta mostra nos ajude a olhar para o alto, a ver este céu que está sobre nós e também dentro de nós, porque nós também somos parte das estrelas."
(BF)

Fonte: Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário