quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aplicação permite avisar a NASA quando se avistam meteoritos

Uma nova aplicação móvel, desenvolvida pela NASA, vai permitir avisar a agência espacial norte-americana de cada vez que um utilizador observa a queda de um meteorito, ajudando a organização nas suas investigações… a partir do smartphone.

A novidade foi avançada pela agência, numa altura em que os Estados Unidos se preparam para assistir a mais uma chuva de meteoritos, esta noite, relata a imprensa internacional.

De acordo com a agência, todos os dias caem na Terra cerca de 40 toneladas de meteoritos, embora a maioria não passem de pequenas manchas de poeira de cometas que se decompõem sem causar quaisquer danos.

A Meteor Counter, disponível para dispositivos equipados com o sistema operativo móvel da Apple, como o iPhone, iPad ou iPod Touch, vai permitir aos cidadãos ajudar a organização a localizar novas chuvas de meteoritos, encontrar rotas de cometas e criar um mapa da distribuição dos meteoritos em órbita da Terra, explicou um dos responsáveis desta área na NASA.

A aplicação aposta num interface intuitivo, que simula um piano, onde cada tecla se destina a identificar um tipo de meteorito diferente, em função do seu tamanho e luminosidade. Desta forma, os utilizadores vão criando um registo de avistamentos.

"De cada vez que avista um meteorito, o utilizador só precisa de carregar na tecla correspondente ao seu brilho. As teclas da esquerda correspondem aos que têm luz ténue e as da direita representam assombrosas bolas de fogo", descreveu Bill Cooke, da NASA.

Depois da sessão de observação, o software automaticamente se encarrega de enviar os dados à NASA para que estes sejam tratados e registados, com informações como o momento em que foi avistado, magnitude e localização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: Sapo

Sem comentários:

Enviar um comentário